19 de jan. de 2009

Reino Protista



Protozoários: flagelado e ciliado.
Reino de seres vivos que reúne os protozoários, organismos heterotróficos que podem obter seus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.


No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.


Anteriormente esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora.

Porém, atualmente são considerados cerca de dezesseis filos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.


Em função da complexa caracterização desses filos, realizada com base na comparação entre as seqüências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultra-estrutura celular, os protozoários são simplificadamente classificados em: Protozoários amebóides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes.


Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos. Protozoário flagelado - locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar.


Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias. Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios.

Esse é o único grupo que mantêm a classificação tradicional (Filo Ciliophora).


Protozoários esporozoários – não possuem estrutura especial para locomoção, mas utilizam de flexões ou deslizamento do corpo. Atualmente existem dois filos, antigamente estudados dentro de um único filo (Sporozoa).

Um comentário: