19 de jan. de 2009


O Reino Monera reúne os organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou não, de vida livre ou parasita, autótrofos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) ou heterotróficos que se alimentam por absorção.
Mesmo possuindo uma estrutura e organização celular rudimentar, uma tendência evolutiva desde o primórdio dos seres vivos, essas demonstram um grande potencial biológico, coexistindo em todos os tipos de ambientes, seja terrestre, aéreo ou aquático.

Esse Reino compreende as bactérias e algas azuis (atualmente denominadas de cianobactérias). Devido à contribuição da Biologia molecular esse Reino passou a ser classificado em dois sub-reinos de organismos procarióticos
bem diferentes:
Eubactérias e Arqueas (Archaeobactérias).

As Eubactérias são divididas em dois grupos: Com Parede Celular - Gram-negativas (12 subgrupos) → Espiroquetas, Bacilos aeróbios ou Microaerófilos, Cocos, Bacilos anaeróbios facultativos, Bactérias anaeróbias, Riquétsias e Clamídias, Fototróficas anoxigênicas, Fototróficas oxigênicas, Bactérias deslizantes, Bactérias com bainha, Bactérias gemulantes e as Quimiolitotróficas.

- Gram-positivas (06 subgrupos) → Cocos, Bactérias esporuladas, Bacilos regulares, Bacilos irregulares, Microbactérias e Actinomicetos. Sem Parede Celular - Micoplasmas → revestidos apenas por uma membrana flexível, permitindo assumir variadas formas.

De igual forma as Archaeobactérias também se dividem em dois grupos: Com parede celular - Metanogênicas (produtoras de metano) → Methanosarcina, Methanobacteriu e Methanospirillum - Bactéria halofílicas extremas (desenvolvimento em ambientes com grande concentração salina) → Bacteriorrodospsina -Arqueobactérias dependentes de enxofre (obtém energia a partir da oxidação do enxofre)→ Sulfolobus e Thermoproteus


Sem parede celular - Termoplasmas → bactérias com ausência de parede celular, tolerantes a temperaturas que compreendem 55 a 59 °C e pH ótimo, aproximadamente igual a 2.

Reino Protista



Protozoários: flagelado e ciliado.
Reino de seres vivos que reúne os protozoários, organismos heterotróficos que podem obter seus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.


No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.


Anteriormente esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora.

Porém, atualmente são considerados cerca de dezesseis filos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.


Em função da complexa caracterização desses filos, realizada com base na comparação entre as seqüências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultra-estrutura celular, os protozoários são simplificadamente classificados em: Protozoários amebóides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes.


Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos. Protozoário flagelado - locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar.


Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias. Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios.

Esse é o único grupo que mantêm a classificação tradicional (Filo Ciliophora).


Protozoários esporozoários – não possuem estrutura especial para locomoção, mas utilizam de flexões ou deslizamento do corpo. Atualmente existem dois filos, antigamente estudados dentro de um único filo (Sporozoa).

Reino fungi


O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas.


São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como por exemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas.



Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais.



A maioria é saprofágica, alimentando-se da decomposição de cadáveres.



A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.



Na assexuada formam-se esporos por divisões mitóticas, podendo essa fase se prolongar por indeterminado período em resposta às alterações ambientais, aguardando estímulo para desencadear o início da fase sexuada, por divisão meiótica.




Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes.
  • Ascomycetes (ascomicetos) → assim chamados devido o processo de reprodução sexuada formando sacos, conhecidos cientificamente como ascos (daí a origem do nome), que posteriormente se transformam em esporos.
  • Phycomycetes (ficomicetos) → são os fungos mais simples, semelhantes a uma alga, contendo esporos dotados de flagelos.
  • Basidiomycetes (basidiomicetes) → formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, cuja base encontra-se fixa ao corpo de frutificação (eixo de sustentação), ficando com extremidades livres formando os basidiósporos, estrutura que aloja os esporos (exemplo: cogumelos).
  • Deuteromycetes (deuteromicetes) → ou fungos imperfeitos, com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo a grande maioria parasita causadores de doenças.

As celulas e o sistema de classificaçao dos seres vivos






O moderno sistema de classificação,que distribui os seres vivos em cinco grandes reinos , foi idealizado por R.H Whittaker em 1969. para a classificaçao dos seres vivos foi utilizados os seguintes critérios :



  • Tipo de organizaçao celular- que divide os seres vivos em procariontes ou eucariontes com a ausência ou a presença de membrana nuclear em suas células;




  • Numero de celulas - que divide o mundo vivo em seres unicelulares ou pluricelares conforme sejam formados por uma ou inúmeras células ;




  • Tipo de nutriçao- que divide os seres vivos em autótrofos e heterótrofos , dependendo de serem ou não capazes de sintetizar(fabricar) seu proprio alimento, além da maneira pela qual os heterotrofos absorvem seus alimentos que pode variar entre absorção e ingestao do material orgânico disponível.

A partir desses criterios os seres vivos foram divididos em cinco grandes reinos:

Fungi Monera





Protista




Animalia





Plantae