20 de jan. de 2009

Reino Plantae

REINO PLANTAE
As plantas são multicelulares, autotróficas com clorofila a, associada a b, usam como substância de reserva o amido e a sua parede celular é sempre formada por celulose.


Estas características aponta para uma relação filogenética com as algas clorófitas, que viveriam em margens de lagos e oceanos, sujeitas a condições alternadamente favoráveis e desfavoráveis.


A maioria das características em que as plantas diferem das algas clorófitas deriva de adaptações à vida em meio seco.


Esta evolução ter-se-á iniciado com o surgimento de dois grandes grupos, um ancestral das actuais briófitas e outro ancestral das plantas vasculares. O primeiro não apresentaria tecidos condutores, ao contrário do segundo.


Posteriormente terão surgido as plantas vasculares com sementes e depois as plantas vasculares com semente e flor.


Para a adaptação completa ao meio terrestre foi necessário desenvolver estruturas adequadas para enfrentar alguns desafios importantes:

Água – este líquido já não banha toda a superfície da planta, logo como obte-lo, não só para retirar os nutrientes solúveis mas também para encher as células novas;



Transporte – a especialização que se torna obrigatória (a água apenas existe no solo logo apenas as raízes farão a sua absorção, por exemplo) implica a necessidade de deslocamento de substâncias por toda a planta;


Evaporação – a perda excessiva de água deve ser evitada, mantendo, no entanto, uma superfície suficientemente extensa para realizar trocas gasosas;


Excesso de radiação ultravioleta - o meio terrestre é permanentemente bombardeado por raios U.V., que a água absorve parcialmente, logo os organismos estão sujeitos a taxas mutagénicas elevadas se não existirem pigmentos de protecção;


Suporte – num meio sem suporte passivo, por flutuação, como é o meio aéreo, há dificuldade em manter uma estrutura volumosa erecta;


Reprodução – gâmetas, zigoto e embrião correm sério risco de dessecação;


Variações ambientais drásticas – o meio terrestre é muito mais extremo que o meio aquático.
Estruturas que permitissem ultrapassar estas dificuldades não surgiram simultaneamente em todos os grupos vegetais, tendo sido adquiridas gradualmente.


Primeiro devem ter surgido os esporos com parede resistente, que protege da seca, permitindo a dispersão eficiente pelo meio terrestre.


A cutícula, com a sua barreira cerosa de cutina permitiu a barreira contra a perda de água. Directamente a ela associada estão os estomas, que deverão ter evoluído simultaneamente, permitindo a fotossíntese através da troca de gases.


Igualmente fundamental foi o surgimento de tecidos de transporte, xilema e floema, que resolvem importantes problemas para qualquer organismo terrestre.


O óbvio passo seguinte terá sido a diferenciação de órgãos, permitindo uma muito maior eficiência na captação de água, sustentação e captação de luz para a fotossíntese.



  • O passo final em adaptação terá sido a redução da geração gametófita e o surgimento da semente, com as suas qualidades de protecção do embrião.
    Critérios de classificação de plantas
    Os critérios usados exclusivamente no estudo das plantas são os seguintes:


  • Vasos condutores
    A presença de vasos condutores de água, sais minerais e moléculas orgânicas com origem na fotossíntese é um importante critério de classificação vegetal pois está relacionado com o grau de adaptação ao meio terrestre;
    Semente


  • A presença de semente, um órgão reprodutor particularmente bem adaptado á dispersão em meio terrestre, também revela um elevado grau de evolução;
    flor
    Intimamente relacionado com os aspectos anteriores, também é característica de plantas terrestres bem adaptadas.
    Fonte: http://www.simbiotica.org/


  • REINO PLANTAE
    Características Gerais
    O Reino Plantae, Vegetalia ou Metaphita são os verdadeiros vegetais.
    Pode ser dividido em três grupos:
    - Vegetais Inferiores: compreendem as algas verdes, vermelhas e pardas;
    - Vegetais Intermediários: incluídos entre as briófitas e pteridófitas;
    - Vegetais Superiores: classificados entre as gimnospermas e angiospermas.
    Vegetais Inferiores
    Clorofíceas (algas verdes)


  • São seres unicelulares (isolados ou coloniais) e pluricelulares.


  • Seus cloroplastos possuem clorofila A e B, carotenos e xantofilas. A reserva é representada por amido e as paredes celulares possuem celulose. Vivem em ambientes terrestres úmidos, na água doce e no mar.


  • A reprodução é feita sexuadamente e assexuadamente. Entre as algas verdes, pode-se observar todo um processo de reprodução sexuada, que vai desde a isogamia,heterogamia até à oogamia.


  • A reprodução assexuada é feita por meiode esporos. Muitas apresentam alternância de gerações (metagênese).
    Feofíceas (algas pardas)
    São pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizóides, caulóides e filóides.


  • Algumas algas chegam a apresentar talos imensos como as espécies dos gêneros Laminaria (70 m), Sargassum (30 m), Macrosystis (15 m) etc.


  • Os plastos são providos de clorofila e de um tipo de xantofila que lhes confere a cor pardacenta, chamada fucoxantina.


  • O corpo é revestido por uma mucilagem chamada algina. Essa mucilagem é extraída das algas pardas e utilizada na fabricação de sorvetes,caramelos e cosméticos.


  • Algumas espécies são comestíveis. Vivem fixas no fundo (bentônicas),sendo a maioria das espécies marinhas e poucas de água doce.


  • Reproduzem-se sexuadamente e assexuadamente e muitas espécies apresentam alternância de gerações (metagênese).
    Rodofíceas (algas vermelhas)
    São pluricelulares, principalmente marinhas, fixando-se no fundo (bentônicas).


  • Existe apenas um gênero de algas vermelhas na água doce. Os plastos possuem clorofila, mas o pigmento predominante é o ficoeritrina, ocorrendo também a ficocianina.


  • As algas vermelhas podem fornecer uma mucilagem chamada ágar (ágar-ágar), utilizada como meio de cultura para bactérias e na indústria farmacêutica, na preparação de laxantes.


  • A carragem (carragim) é outra mucilagem, com finalidade alimentícea, extraída de algas vermelhas; é utilizada na fabricação de caramelos e sorvetes.


  • Algumas espécies revestem-se de CaCO3, tornam-se rígidas e fazem parte da formação dos recifes de corais, sendo muitas vezes confundidas com os corais (animais celenterados).


  • A reprodução pode ser sexuada e muitas apresentam metagênese

4 comentários:

  1. Reino Plantae (Metaphyta)y
    Inclui seres pluricelulares, fotossintetizantes, eucarióticos, com tecidos organizados. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. A reprodução típica ocorre por ciclos alternantes haplóides e diplóides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esse reino agrupa todos os seres fotossintetizantes, pluricelulares com tecidos e órgãos diferenciados. Esses seres, mais de 325 mil espécies, proporcionam habitat e alimentação para outros reinos.
    Estes organismos contêm os pigmentos fotossintéticos, chamados clorofila. Assim, eles sintetizam seu próprio alimento através da fotossíntese, que ocorre na presença de dióxido de carbono, água e luz solar.
    Seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores (algas verdes, vermelhas ou marrons), vegetais intermediários (ex. samambaia) e vegetais superi ores (plantas hy

    ResponderExcluir
  2. Nossa super interessante esse blog parabéns

    ResponderExcluir