20 de jan. de 2009

Poríferos ou espongiários




Filo Porifera (poríferos ou espongiários)

São os mais simples na escala zoológica, com a estrutura do corpo formada apenas por duas camadas de células que não chegam a formar tecidos.
Não apresentam simetria, órgãos ou sistemas e são fixos às rochas no fundo das águas (bentônicos).



Há espécies dulcícolas, mas a maioria é marinha.



A sustentação do corpo é feita por meio de uma estreita malha de espículas calcárias ou silicosas.




Alguns não possuem espículas, sendo macios e usados como esponja natural.



De forma geral, o corpo pode ser interpretado como um saco com numerosos pequenos orifícios inalantes (os óstios ou poros) e um único orifício exalante (o ósculo).




Há uma cavidade central chamada espongiocele. A água circula entrando pelos óstios, passando pela espongiocele e saindo pelo ósculo.




Detritos alimentares e oxigênio são absorvidos da água que entra, enquanto os excretas celulares são eliminados com a água que sai.




A espongiocele é revestida por células (os coanócitos - providos de flagelo e uma gola ou colariinho) que realizam a digestão intracelular dos alimentos.



Não possuem sistema nervoso.



Exibem cores variadas como amarelo, vermelho, cinza, esverdeado, etc.



A reprodução é sexuada (do zigoto se forma uma larva ciliada) ou assexuada (brotamento).


Têm grande capacidade de regeneração.




7 comentários:

  1. queria como é o coração dos espongiarios

    ResponderExcluir
  2. As esponjas não têm coração. Já que são animais simples sua circulação e repiração são realizadas célula a célula.

    ResponderExcluir
  3. falto mais explicações sobre osculo, átrio ou espingiocele, espiculas,pinacócito, coanócito, amebiócito entre outros.Faltou!!

    ResponderExcluir
  4. O ósculo é a cavidade exalanta do espongiário, ele apresenta, em certas classes, miócitos, células responsáveis pela contração do ósculo.
    A espongicela é a cavidade central do espongiário.
    As espículas formam o "esqueleto" do animal. Esse é tão forte que às vezes se confunde com uma placa de vidro, assim ocorrendo espécies em que o esqueleto se assemelha à uma parede de vidro, sendo chamadas de esponjas-de-vidro.
    O pinacócito é a célula que reveste a esponja. Esponjas da classe ascon são totalmente revestidas por tais células.
    O coanócito é uma célula responsável pela passagem d'água no animal, responsável pela pinocitose de substâncias do meio (daí vem seu nome), responsável pela captação de alimento dentro da espongiocele etc.
    O amebócito ou arqueócito é uma célula totipotente indiferenciada, responsável pela regeneração (mecanismo o qual garantiu vida longa às esponjas ao longo do tempo geológico) e pelo transporte de substâncias dentro do mesoílo (ou mesogleia, que é a parte do animal que fica entre o átrio e o meio externo).

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, no corpo dos poríferos podemos encontrar um ou mais de um ósculo. Em organismos mais complexos desse filo, apresenta-se vários ósculos, contrastando com o que você afirma nessa passagem: "...numerosos pequenos orifícios inalantes (os óstios ou poros) e um ÚNICO orifício exalante (o ósculo)." Cuidado com as generalizações. Este erro pode também ser cometido ao dizer que as esponjas vivem exclusivamente "grudadas" em rochas submersas, pois em sua fase "jovem", quando ainda são larvas microscópicas ciliadas, elas nadam livremente até encontrar o seu "substrato".

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei. Pode não ser uma monografia e tal mas explicou bem e com palavras simples. Serviu para o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. eu queria saber o numero de especies de espongiários que existem no planeta

    ResponderExcluir