20 de jan. de 2009

Os niveis de organizaçao dos seres vivos



Células→tecidos→orgãos→sistema→organismos

Os seres vivos são estudados em inúmeros aspectos. Podemos enfocar desde a constituição da matéria viva e as alterações que nela se estabelecem entre si e com o meio ambiente em que vivem.

· As células são umidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos. Existem os organismos como as bactérias e os protozoários, que são formados por uma única célula: são por isso chamados de seres unicelulares outros como uma arvore ou um ser humano, apresentam uma infinidade de células e são chamados de seres pluricelulares.

Em um organismo pluricelular que e bastante complexo e organizado. E relativamente fácil perceber diferentes agrupamentos celulares cada qual desempenhando uma função especifica no organismo. Cada um desses agrupamentos constitui um tecido. EX: Tecidos sanguíneos, tecidos muscular



Por sua vez o agrupamento de tecidos agrupados em interação formam um órgão que pode ser compreendido como uma estrutura que desempenha uma determinada função no organismo e que resulta do agrupamento de tecidos diferentes que interagem entre si.

Ex: estomago, fígado, coração.

Vários órgãos podem interagir e desempenhar uma determinada função no organismo. Essas interações entre órgãos formam um sistema. Ex: sistema digestório,




sistema nervoso.

O conjunto de todos os sistemas constitui um organismo.

5 comentários:

  1. muuuito interessanteee ;D ..ta lindoo o blog
    parabééns ;p

    ResponderExcluir
  2. O conjunto de todos os sitemas constitui um organismo =)

    ResponderExcluir
  3. deve continuar com esses programas é bastante prestativo.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA BRIGADA ME AJUDOU MUITO NA PROVA! BOA SORTE PRA VCS..
    BY:LESLIE

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog interresante e super prestativo em ajudou muito no TRABALHO valeu!

    ResponderExcluir